O funcionamento ideal de uma empresa, sem dúvida, passa pela gestão de uma série de processos. Muitos deles estão ligados ao core business do negócio, outros, embora não estejam diretamente associados ao foco de atuação, são essenciais para uma operação regular, organizada e competitiva.
Nesse contexto, um desafio comum enfrentado por gestores e líderes é centralizar todas as atividades da organização — isto é, assumir todos os processos, sejam eles operacionais, voltados para o seu core, sejam eles administrativos, como financeiro, recursos humanos, contabilidade e afins.
No entanto, assumir todas essas atividades pode não ser o mais indicado, especialmente porque muitas delas exige conhecimentos técnicos e um aparato especializado, como é o caso da contabilidade e do financeiro.
Nesse ponto, terceirizar o seu departamento financeiro por meio de um serviço de BPO financeiro pode ser a melhor solução, como veremos no decorrer deste artigo. A seguir, mostraremos a você por que investir em um BPO financeiro para a sua empresa pode significar mais competitividade, eficiência e economia. Acompanhe!
O que é o BPO?
De maneira simplificada, podemos entender o BPO (Business Process Outsourcing) como a terceirização dos processos de uma empresa. Seria, então, a prática voltada para a delegação de atividades estratégicas do negócio a um terceiro especializado.
Imagine que para funcionar de forma eficiente uma empresa depende não só de desenvolver a sua atividade principal, mas também uma série de atividades adjacentes, como organizar suas finanças, recolher tributos, gerir seu pessoal e cuidar da sua infraestrutura física e tecnológica.
Nessa realidade, é bastante difícil para uma organização assumir todos esses processos. Muitos deles exigem conhecimentos específicos, pessoal especializado e todo um aparato para dar suporte. É nesse ponto, então, que o BPO faz todo sentido.
A ideia por trás do BPO é terceirizar as atividades-meio da empresa — isto é, aquelas que não se relacionam diretamente com o seu core business. Com isso, retira-se uma série de responsabilidades das equipes internas e as transfere para parceiros especializados em BPO.
Por que o BPO é tão importante na realidade empresarial atual?
Ter estratégia na condução de um negócio é o que determina quão competitivo ele poderá ser no mercado e, mais do que isso, quão longe irá em suas atividades. Hoje, em razão dos muitos desafios existentes no dia a dia das empresas e da alta competitividade, não se pode perder tempo e recursos com processos ineficientes, custosos e burocráticos.
Por isso, ter foco naquilo que é realmente a sua especialidade acaba sendo muito mais produtivo. Desse modo, em vez de a empresa se preocupar em contratar e gerir pessoal, por exemplo, para a limpeza de suas instalações, pode ser mais vantajoso terceirizar essas atividades a um terceiro especializado e que já possui know-how e expertise no assunto.
Do mesmo modo, a gestão contábil e financeira, atividade altamente técnica e estratégica, também pode ser delegada a uma empresa de BPO financeiro, a qual já detém o conhecimento necessário sobre a legislação tributária, conhece os expedientes da área e dispõe de pessoal capacitado para entregar uma gestão mais qualificada.
Aderir ao modelo de BPO, hoje, é uma maneira de melhorar a competitividade do negócio. Ao delegar processos secundários, como as que citamos, a empresa tem mais tempo e disposição para focar nas suas especialidades, podendo entregar ainda mais valor aos clientes e obter resultados mais satisfatórios.
Quais as vantagens do BPO?
Na prática, o BPO pode agregar uma série de vantagens às operações de uma empresa, otimizando os processos, minimizando a burocracia e agilizando a execução de tarefas. No entanto, os benefícios vão muito além. Vejamos, a seguir, os principais diferenciais desse modelo.
Maior expertise do terceiro
E empresa de BPO possui como atividade-fim o que seria considerada uma atividade-meio na empresa que optou pela terceirização. Dessa forma, a tendência é que haja uma eficiência maior nos processos realizados pela empresa de BPO, já que ela tem mais expertise e aparato para executar os processos.
No mais, é válido considerar que a empresa de BPO normalmente investirá em melhores tecnologias, processos e na qualificação da equipe nas atividades em que atua.
Redução de custos
Partindo do princípio que a empresa de BPO é mais eficiente do que os seus clientes, a terceirização pode representar uma redução de custos e uma melhoria na qualidade dos serviços.
A exemplo, em muitos casos é extremamente oneroso para uma empresa manter um setor inteiro ou um profissionais dedicado full-time para gerir atividades executadas esporadicamente. Nesse cenário, terceirizar é muito mais econômico e viável.
Além disso, é preciso levar em consideração as questões tributárias. Quando se terceiriza atividades a uma empresa de BPO, os encargos trabalhistas da equipe ficam sob a responsabilidade da empresa contratada, eliminando custos de forma significativa.
Possibilidade de focar no core business da empresa
Ao terceirizar as atividades-meio, a empresa tem mais tempo e energia para se dedicar ao seu core business, criando uma condição favorável à expansão e escalabilidade do negócio. Assim, em vez de gastar tempo e recursos em diversas atividades secundárias, o gestor pode se dedicar ao que realmente importa, a gestão estratégica do negócio.
Redução da demanda sobre as equipes
Quando essas funções são realizadas internamente, os membros da empresa podem ficar sobrecarregados com o acúmulo de responsabilidades. A empresa de BPO, por ter uma estrutura mais robusta e experiência no ramo, consegue distribuir melhor as funções para diferentes pessoas da sua equipe, otimizando os processos e reduzindo os riscos.
Minimização de riscos
Ao terceirizar uma atividade, também se terceiriza a responsabilidade sobre os riscos envolvidos. Por exemplo, ao terceirizar o financeiro da empresa, os riscos por erros e fraudes recaem sobre a empresa terceirizada.
Simplificação da gestão de pessoal
A gestão da equipe também fica sob a responsabilidade da empresa terceirizada, incluindo a reposição de profissionais em caso de faltas, férias, afastamentos e rotatividade da equipe. Ou seja, quem opta pelo BPO não tem que se preocupar com a gestão de pessoal, já que tal tarefa fica sob a responsabilidade da contratada.
Por que contar com o BPO financeiro da Ozai?
Os processos contábeis e financeiros estão diretamente associados aos resultados e competitividade de uma empresa. Por isso, precisam ser executados de forma rígida, dentro dos ditames legais e livre de falhas.
Nesse ponto, a Ozai Contábil oferece um suporte extremamente qualificado aos seus clientes no formato BPO. Com expertise reconhecida no segmento, a Ozai garante o cumprimento adequado das diversas rotinas contábeis e financeiras existentes nas empresas, deixando o cliente tranquilo para focar naquilo que é sua especialidade.
O BPO financeiro da Ozai oferece serviços de alto padrão, voltados para as seguintes atividades:
- gestão de contas a pagar e contas a receber;
- conciliação bancária;
- planejamento tributário;
- pagamento de contas e transferências bancárias;
- acompanhamento dos recebíveis e procedimentos de cobrança;
- emissão de boletos bancários e notas fiscais;
- análise do fluxo de caixa;
- contabilidade consultiva;
- geração de relatórios gerenciais.
Ou seja, tarefas técnicas e que precisam ser executadas de forma eficiente para que erros não aconteçam e possam ocasionar multas, restrições junto ao Fisco e, de forma geral, prejuízos financeiros.
Entretanto, é preciso mencionar que hoje existe uma grande inclinação do mercado pela adoção de processos digitalizados. Por isso, quem pretende seguir pelo caminho do BPO, precisa se adaptar à realidade dos negócios conectados, dos documentos digitais e serviços prestados remotamente.
Por fim, no cenário atual, é preciso agir com estratégia, eliminando o máximo de riscos possível das operações da empresa e focando naquilo que é mais essencial. Nesse cenário, o BPO financeiro é uma medida altamente eficaz, que ajuda gestores e líderes a enxugar os processos internos, deixando a cargo das equipes internas somente aqueles mais específicos e/ou ligados diretamente ao core business da organização.
Então, gostou de conhecer o BPO? Tem interesse em aproveitar as vantagens de um BPO financeiro? A Ozai Contábil pode oferecer todo o suporte de que necessita. Entre em contato conosco e saiba mais!